fbpx

COMO MONTAR UM ALTAR CIGANO

Altar Cigano
Altar de uma seguidora do Oficina Cigana: Kryss Guido

Uma das perguntas que eu mais recebo é: Tio Phe, como faço para cultuar os ciganos em minha casa? OU Tio Phe, como faço para montar um altar cigano? O que preciso? E hoje eu estou aqui, tirando um tempinho para lhe ensinar como ter um ponto de energia (Altar) para cultuar e trabalhar com a energia de nosso povo em sua casa.

Primeiramente, o que é um altar?
Segundo o dicionário, Altar significa uma espécie de mesa destinada aos sacrifícios em qualquer religião; representa também um ponto de energia da qual é usado para invocar ou evocar determinada entidade, divindade ou energia. Para nós pagãos, o altar é uma maneira de ancorar a energia invocada e acumular mais energia para a manifestação daquilo que estamos pedindo/desejando – além de também, ajudar na hora do ritual, pois você estará com as representações necessárias que te ajudarão a manter seu foco e atenção naquilo que você deseja.

Existem altares para todos os tipos de rituais, magias e situações. Existem altar de dinheiro (voltado somente para magias e ritos de $$), altar para cultos a divindades, altar para determinadas energias (como a cigana), altar do amor, altar menstrual etc. Porém hoje aqui vamos nos ater ao ALTAR CIGANO.Como a maioria deve saber, ciganos não se “assentam”, pois os espíritos ciganos são seres livres como os pássaros e como tal, eles não ficam “assentados em um determinado lugar”. Porém, nós ancoramos as energias dos ciganos/clãs/mestres no altar para que quando precisarmos chamá-los e solicitar a ajuda deles, fique mais “fácil”.
Então, lembre-se e saiba: O fato de você ter um altar, uma imagem de um cigano ou ferramentas, não quer dizer que tal entidade ou energia solicitada more ali OK? É apenas um ponto onde a energia invocada depositou sua energia e esta ali disposta a lhe ajudar quando você solicitar. 

 

Quais os materiais usados em um altar cigano?
Bom, um altar cigano é algo particular, que contem nele ferramentas solicitados intuitivamente pelos espíritos cultuados. Existem ferramentas que alguns espíritos já usem em todos os altares, mas existem ferramentas que serão intuídas a você de maneira particular. Pode acontecer de você sentir de ter em seu altar, terra de encruzilhada e o coleguinha pode ser intuído a ter terra de estrada de ferro – isso quer dizer que um ou outro esta errado? Não!
Apenas que a energia invocada e ancorada solicitou de ti algo particular que não solicitou ao coleguinha. Porém, existem algumas ferramentas e materiais que são primordiais na criação do altar cigano, e são eles:
Representação Dos Quatro Elementos: Uma taça com água ou uma pedra azul (Elemento ÁGUA), Uma Pena ou um Incenso ou Um Cristal Transparente (Elemento AR), Um pires com terra OU sal grosso OU um cristal marrom OU moedas dentro de um baú (Elemento TERRA) e por último uma vela (que não precisa estar acesa, mas que tem que ser da cor vermelha) ou uma vela que você irá acender pelo menos um pouco por dia OU um cristal vermelho OU uma varinha mágica/bastão mágico (que ai terá que pesquisar no Google como criar sua próprio bastão mágico pois existem diversas formas – porém mais a frente ensinarei uma maneira de criar um). Esses elementos precisam ficar no altar o tempo todo, formando assim um quadrado onde os demais materiais ficarão no centro ou entre eles. Obs: Siga sua intuição na hora de colocar os elementos OU coloque cada elemento na posição que corresponde a eles, usando uma bússola.
Imagens: Isso mesmo! Será preciso ter a representação de SANTA SARA KALI (Advogada, Rainha e Padroeira dos ciganos), pode ser uma foto impressa, uma estátua, uma pintura etc; Uma imagem de uma cigana e uma imagem de um cigano. Esses ciganos, precisam estar em PAR, pois representará a polaridade MASCULINA e FEMININA em seu altar (além de ser uma forma de magia, para atrair o amor perfeito ou proteger o seu amor já existente – uma dica haha).
Cristais: Neste caso você pode usar quantos e quais quiser. Eu sempre que vou a uma lojinha ou feira compro cristais kkk mesmo que eu já os tenha. Pois sempre é bom ter de reserva, caso algum caia e quebre. Você pode deixar eles em cima da mesinha (altar), dentro de um baú ou dentro de uma taça com água (que pode ser a taça do elemento água) pois a taça com os cristais será um “pote de proteção” (outra dica haha).
Apetrechos Ciganos: Bom, nesta parte você precisará seguir sua intuição. Vale lembrar que estes apetrechos não é obrigatório “no início” do seu altar. Você pode montar o altar com os 04 elementos, Santa Sara e os ciganos e ir colocando os apetrechos depois. Os apetrechos são: Leque, Fitas, Moedas dentro de um baú (que representará a riqueza dos ciganos do ouro, onde você depositará sempre moedinhas ali pedindo riqueza para sua vida), Deuses diversos que você sinta atração, Castanhola, Punhal (que será a arma espiritual que desmanchará e cortará os males lançados contra você e pode ser colocado em cima da taça, na boca – não dentro), Baralhos diversos, Um bauzinho ou porta jóia onde você colocará os presentes que você irá dar para a cigana. Pode também colocar essências para que os ciganos consagrem, perfumes, pandeiro, conchas, pedras, enfim… Tudo o que você sentir que é para colocar, consagre-os e coloque-os.
Uma Observação: O punhal, baú com moedas, um pingente com pentagrama e cristais diversos – para mim é primordial. Pois são ferramentas que os ciganos usam para fazer suas magias, proteger e trazer prosperidade.
Toalha do altar: Bom, a toalha é outra coisa que seguirá sua intuição. Pois você terá que sentir qual a cor que você quer ou precisa naquele momento. Eu particularmente, não uso toalha em meu altar pois assim pediram meus ciganos. Mas ja usei no passado toalha prateada (intuição), dourada (prosperidade), vermelhas (amor/paixão), verde (cura e dinheiro), Azul (proteção). Toalhas preta e marrom ou estampadas que tenham preto e marrom na estampa não pode (pelo menos, na tradição básica não é usado estas cores para os trabalhos com ciganos, por representar a falta de cor (preto) e a terra seca/miséria (marrom).
Bom, depois que você separou tudo o que você vai usar em seu altar, chegou a hora de limpar e consagrar os apetrechos.
Primeiro: Prepare uma poção mágica com alecrim, manjericão e hortelã (pode ser água fervida, feito tipo um chá com as ervas ou as ervas frescas maceradas e depois coados). Pegue um pano, molhe na poção e vai passando em todos os materiais e vai dizendo e pedindo que as energias negativas dos fabricantes e de todos que manusearam os apetrechos sejam removidos e que tais peças sejam purificadas e limpas.
Segundo: Prepare uma poção mágica de energização e imantação que será com ervas frescas, secas ou essências. Se for as ervas, pode preparar como a poção acima. Mas se for usar a essência, faça assim: pegue uma quantidade de água de mais ou menos um litro e coloque 7 gotas de cada essência, misture e pronto. As ervas ou essências são: Canela (prosperidade), Rosas vermelhas e cor de rosa (amor e paixão), Arruda (proteção), Alecrim (purificação), Rosa Branca ou Lírios ou Jasmim (paz, harmonia) e eucalipto (cura). Agora você pegará um pano ou um borrifador, molhará no líquido depois de pronto e irá passar em seus objetos mágicos e pedindo para que Santa Sara Kali e o Povo Cigano ancore e consagre a energia daquelas ferramentas para trazer limpeza, proteção, amor, prosperidade financeira, paz, harmonia, vidência e muita luz.
Observação: Existem ferramentas que não podemos molhar – cartas por exemplo – ai neste caso, você pode acender um incenso de limpeza e um outro incenso cheiroso e passar os apetrechos na fumaça dos incensos. Pronto! Suas peças estão prontas para serem alocadas no altar e finalmente consagradas.
Consagração do Altar Cigano:Agora que tudo esta limpo e energizado, você irá montar seu altar. Coloque cada peça do seu jeito, respeitando sua intuição. Quando terminar, acenda uma vela azul na frente de Santa Sara Kali, uma vela amarela na frente do cigano Homem, uma vela vermelha  na frente da cigana mulher. Coloque uma maçã, uma banana e uma pera (pode colocar mais de uma ou mais frutas doces se quiser). Coloque um cálice com vinho OU suco de uva OU um chá adoçado com mel, acenda um incenso e pronto! Agora coloque na palma de sua mão de poder (canhotos – esquerda e destros a direita) um punhadinho de canela em pó e assopre nos 4 cantos do altar, enquanto vai fazendo uma oração para Sara Kali e os ciganos. Esta é a hora em que você irá tirar as palavras do fundo do seu coração e pedir para que nosso povo consagre TODAS as ferramentas ali no altar, peça para que eles ancorem a energia deles, imantem cada objeto e depositem ali a energia e que quando você precisar e chamá-los, que eles possam lhe atender prontamente. Prometa que sempre que possível presenteará eles com frutas ou apetrechos que sinta em seu coração. E peça que aquele altar seja um ponto de força que ajudará você, sua família e a quem precisar e para quem você pedir ajuda.
Observações: Todas as vezes que você for colocar um objeto novo no altar, precisa limpar e energizar. / Sempre que for limpar o altar, faça somente em lua NOVA, CRESCENTE e CHEIA. Não MONTE e nem LIMPE seu altar em lua minguante, pois nesta lua a energia do altar é removida se você limpá-lo e terá que reconsagrar tudo. / As ervas e essências que mencionei na parte de limpeza e imantação das peças, podem ser alteradas se você for intuid@ assim por sua entidade ou intuição. / Sempre que for fazer magias ciganas, pode fazer e depositar em seu altar, mas NUNCA deixe frutas podres, bebidas ultrapassadas, borras de vela, altar sujo e empoeirado e nem bagunça. Não coloque nada em cima do altar, além daquilo que pertença ao altar. E acima de tudo, saiba que ali é seu ponto de energia, então ALTAR BAGUNÇADO É SINAL DE VIDA BAGUNÇADA.
Se você quiser ajudar alguém ou fazer orações, pedindo a ajuda dos ciganos para seus amigos ou clientes, pode fazer no seu altar sem problema. Pode oferendar divindades, e colocar em seu altar cigano? Sim, pode! Pois como eu disse, ali não é assentamento, é apenas um ponto de energia. E os ciganos são espíritos livres para adorar e cultuar quem bem entender. Então seja LIVRE você também!
Bom, espero que com essa dica você consiga “esclarecer algumas dúvidas” e qualquer dúvida que venha surgir durante a leitura do texto, deixe nos comentários. Pois desta forma, poderei lhe responder e colocar aqui também.

SE VOCÊ QUISER UMA CONSULTA ESPIRITUAL, UM DIRECIONAMENTO OU UMA AJUDA… AGENDE UM HORÁRIO PELO WHATSAPP (85) 99902-1525 QUE FICAREI FELIZ EM LHE AJUDAR. Os valores dos atendimentos estão em nossa LOJA OFICINA CIGANA – Clique aqui

4 respostas

    1. Eu deixo as frutas até que a vela queime, após queimar eu já consumo para não estragar. Porém se quiser deixar por mais tempo o ideal é que consuma, ou entregue, antes de estragar e apodrecer.

      O melhor dia para montar o altar é quando a lua estiver cheia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato